[Resenha] Deixe a Neve Cair

by - janeiro 03, 2015

Deixe a Neve Cair
Autores: John Green, Maureen Johnson e Lauren Myracle.
Publicação: Editora Rocco


Esse livro espetácular é tudo o que você precisa ler nos dias que antecedem o natal. Sabe aquele livro que você acha lindo e faz você sentir aquele climinha de fim de ano? Deixe a Neve Cair foi a melhor opção que encontrei. A história se passa na pequena cidade de Gracetown e nos trás 3 contos inusitados  de amor que se passam no período natalino, onde uma história de certa forma vai se encaixando na próxima e fazendo você mergulhar nesses dias cheios de emoção e até se identificar um pouco com a história, vamos lá?



O primeiro conto se chama O Expresso Jubileu, tendo como autora a Maureen Johnson que vai nos contar em algumas páginas, a história de uma adolescente de 16 anos  chamada Jubileu, simmm J-U-B-I-L-E-U e não, ela não é uma jovem stripper! Jubileu além do nome diferente, também tem pais que diga-se de passagem são um pouco exóticos, o que faz eles se meterem numa tremenda confusão no natal e serem presos, deixando a pobre Jubileu sozinha as vésperas do natal, logo no dia em que ela estava pretendendo comemorar um ano de namoro com Noah. Você leu bem, pretendendo. Depois dessa confusão toda Jubileu teve que tomar um trem para passar o natal com seus avós, porém no meio da viagem a neve começa a cair como nunca, falam até que é a pior nevasca em 50 anos e o trem de Jubileu fica preso em um banco de neve na metade do caminho. Com o trem parado e sem previsão de viagem, cercada por líderes de torcida barulhentas e com fome, nossa jovem heroína avista pela janela uma Waffle House e sem pensar duas vezes decide sair do trem que já está congelando e ir andando até o restaurante para se aquecer e comer algo, quando achamos que mais nada de estranho pode acontecer, eis que pela porta do restaurante eis que surge o fofíssimo do Stuart coberto de sacolas plásticas, a partir daí mergulhamos numa história incrível onde a autora nos faz refletir sobre confiança em si mesmo, ajuda ao próximo e um reflexão sobre o que sentimos a respeito de outras pessoas e porque suportamos algumas atitudes injustas de quem amamos, foi um conto que me deixou mega apaixonada pela autora e sim, ele me fez chorar.

O póximo conto é o O Milagre da Torcida de Natal do querido  John Green, que conta a história de 3 adolescentes: Tobin, JP e Duke (uma menina). Enquanto a pobre Jubileu faz de tudo pra sair da Waffle House por causa das líderes de torcida que derta forma vão parar lá, os três estão atravaessando a cidade para irem ao encontro delas, e nesse processo de se aventurarem no meio da nevasca muitas aventuras acontecem e nós vamos sabendo um pouquinho sobre cada personagem, as aventuras que já viveram, o que pensam e o que acham um do outro. Um conto divertido que nos fala de amizade, confiança e amor adolescente de uma forma bem divertida, porém ele não supera o primeiro conto e me deixou até um pouco decepicionada com o Jonh, não que eu tinha morrido de amores por outros livros dele, porém eu esperava aquela "magia natalina" no ar como aconteceu no primeiro conto, porém ele ficou mais pra uma aventura adolescente maluca que eu não toparia (risos), mas olhando por outro ângulo ele é bastante divertido e se eu fosse um menino, talvez gostasse mais.

Para fechar o livro com chave de ouro, a Lauren Myracle nos trás uma reflexão bem bacana no conto O Santo Padroeiro de Porcos, sim foi isso mesmo que vc leu e pode parecer bem absurdo, mas ele tem muito haver com o conto e não, ninguém matou um porco pra servir no natal. A história fala basicamente de uma adolescente chamada Addie que está na maior crise após o fim trágico do seu namoro e enquanto suas amigas Dorrie e Tegan estão tentando dividir outros assuntos com ela, Addie enxerga apenas os próprios problemas, o que leva ela a ser taxada de egoísta. O conto mostra justamente o processo de Addie a se tornar uma pessoa melhor, a se importar mais com os outros e a aprender a lidar com os próprios problemas sem descontar nos outros e em si mesma, encontrando no fim do conto o seu pequeno milagre de natal. O porco? Não vou contar (risos), mas ele é uma parte bem importante da história que só lendo pra você saber. Assim que terminei o livro não me empolguei tanto com o conto, mas após um tempo de reflexão achei ele bastante coerente e me fez pensar em algumas atitudes que tomamos sem nos importarmos muito com os outros a nossa volta, então vale muito a pena.

O  livro é bastante leve e rapidinho de ler, demorei um pouco pra pegar o rítimo, mas depois das primeiras 20 páginas a leitura foi bastante rápida e fácil de compreender, o divertido é quando vamos juntando as histórias que lemos nos contos e montando uma espécie de quebra-cabeça. Chorei em algumas partes do primeiro conto, por me identificar um pouco com algumas situações e me diverti bastante no decorrer do livro, talvez se tivesse lido o livro em outra época do ano não tivesse sentido a mesma ligação, mas ele vale muitíssimo a leitura. Essa é a minha primeira resenha pro blog que está começando agora e espero que você tenham gostado. Agora eu quero saber de você, já leu o livro? Então, me conta o que achou.

You May Also Like

0 comments