[Resenha] Eleanor & Park

by - janeiro 14, 2015

Eleanor & Park
Autora: Rainbow Rowell
Publicação: Novo Século

Olá linduras, tudo bem com vocês? Todo mundo com as leituras do ano encaminhadas?
Pra começar o ano decidi ler Eleanor & Park, um livro bastante comentado por vários blogs no ano passado. Comprei o livro na Black Friday e até o momento não tinha tido coragem de ler, decidi ser levada pelos comentários positivos e embarquei na leitura. O que eu achei? Já te conto.
Bom, vamos começar por essa capa que é um ARRASOOOOO, nada de cores berrantes, modelos esquisitos ou um desfile de uma escola de samba. É uma capa que chama atenção pela sua simplicidade, a fonte e o desenho são bem diferentes da maior parte das capas que encontramos recentemente por aí e o enredo é lindíssimo!  A autora me fez mergulhar na leitura mesmo sem querer.

A história nos conta sobre dois jovens descobrindo a vida. O nome deles? Oras! Está bem na capa nhé? Kkk. Eleanor é uma menina ruiva e gordinha, se veste com roupas compradas em bazar e foge totalmente de todos os padrões femininos que você pode imaginar. Além da aparência nada comum, sua família mora em uma pequena e humilde casa, onde tudo é dividido com sua mãe, quatro irmãos mais novos e um padrasto bastante agressivo. Vivendo praticamente na miséria, todos os dias eles fazem um pequeno milagre para sobreviver. Já Park é fruto do amor entre um soldado Irlandês e uma coreana, um típico romance inesquecível, seus pais se conheceram quando o pai de Park servia o exercito na coréia, foi amor a primeira vista! Por influência genética da mãe, Park é um típico coreano, enquanto seu irmão mais novo, tem todas as características do pai, isso faz ele se sentir um pouco diferente dos demais colegas da escola, apesar de que, seus anos escolares sempre foram tranqüilos, sem gozações. Sua família mora numa casa confortável onde Park possui tudo o que quer inclusive muitos quadrinhos e fitas de suas bandas preferidas.

O livro começa narrando o primeiro contato entre o nosso casal, Eleanor acaba de voltar a morar com sua mãe e está numa escola nova onde ela não conhece ninguém, assim que sobe no ônibus, sua aparência chama bastante atenção e piadinhas correm soltas entre os novos colegas, desesperada para encontrar um lugar para se esconder, Park é o único no ônibus que tem uma cadeira vazia ao lado. Depois de certa relutância interior, nosso mocinho decide ceder o assento a menina novata, mas isso não quer dizer que eles precisem ser amigos certo? E é a partir da aproximação das cadeiras no ônibus que surge a curiosidade, Eleanor começa a se interessar pelos quadrinhos que Park lê todos os dias no caminho para a escola e Park começa a observar mais a menina ruiva que senta ao seu lado todos os dias no ônibus, porém não fala nada, apenas lê discretamente seus gibis por cima dos seus ombros. Aos poucos os dois começam a trocar palavras e uma amizade linda surge, onde eles dividem aos poucos gibis, músicas, suas vidas, seus pensamentos, alegrias e tristezas.

O livro é dividido entre os dois personagens, onde cada um narra uma parte da história, podemos ter a visão tanto da Eleanor, quanto do Park em uma mesma cena, e gente, o livro é fofo demais! Vivi numa montanha-russa de emoções. Hora estava rindo, hora estava chorando e nossa como eu sofri, fazia tempo que não sofria tanto com um livro. Indignação, clamor pro justiça, conflitos típicos de adolescentes e amor, MUITO AMOR! O livro está recheado de emoções. A única coisa que me decepcionou um pouco, e que na hora me deixou muito #chateada foi o final. Sabe quando você se envolve muito com uma história e quando ela acaba você fica com a sensação que o final está incompleto? Que autora poderia ter escrito mais algumas páginas? Pois é, foi o que senti. Achei que a autora poderia ter escrito bem mais e ter dado um fim mais definitivo entendem? Ou talvez eu só queira mais um pouco de Eleanor & Park :(

E você, já leu? Se não só digo uma coisa: LEIA! E depois venha aqui me contar.

You May Also Like

0 comments