[Resenha] Poder Extra G - Thati Machado

by - outubro 23, 2017

Poder Extra G
Autora: Thati Machado
Publicação: Astral Cultural

"Quem muito tem os pés no chão, esquece o quanto é maravilhoso é se sentir nas nuvens"

Esse livro pra mim, é um presente pro mundo. É um livro que precisava ser escrito e que precisa ser bem mais divulgado, lido e comentado.
Nina é gorda, sim é um fato. Mas um fato muito bem resolvido. Nina se ama, se aceita e vive bem com seu corpo (graças a Deus uma personagem gorda com amor próprio), ela se valoriza, se ama e vive a vida de acordo com o que acredita, por isso ela vive bem. Logo no início descobrimos que nem sempre Nina foi assim, apesar de se amar hoje em dia, ela já teve o tal relacionamento abusivo que muitas mulheres como nós já passamos. Marco é o ex-namorado mais babaca que você vai ter a oportunidade de xingar nessa vida, ele pode até ter se interessado pela nossa protagonista de cara, porém no decorrer do relacionamento ele só pôs ela pra trás, humilhou, escondeu e traiu... Simplesmente pelo fato dela ser o que é, uma mulher gorda. Então Nina após um pé na bunda, faz sua malinha e ruma para Buenos Aires para afogar suas mágoas em uma nova aventura. É ai que encontramos o homem mais maravilhoso, belo, compreensível e amado dessa história: O Nico. Nico é o típico homem que todas nós já desejamos um dia, um companheiro que respeita, que ama, protege na medida certa, e é a partir daí que a nossa história começa.

O livro tem uma escrita bem fácil e a Thati envolve a gente na trama, nas coisas que vão aparecendo, nos questionamentos ... Eu me vi bem na Nina, apesar de não sofrer diariamente na pele dela, foi muito importante me deparar com alguns comportamentos que precisam ser enfrentados, e olha que a Nina é muito bem resolvida, fico imaginando como deve ser pra alguém que ainda está se aceitando nessa sociedade que exclui e julga por padrões.
Outra menção honrosa que tenho que fazer é sobre o cunhado da Nina e irmão do Nico, o Noah. Noah é um homem trans e eu nunca tinha lido nada do tipo por aqui, principalmente escrito por uma brasileira, foi uma grata surpresa. Como a narrativa do livro é dividida pelas narrações dos personagens (grande parte pela perspectiva da Nina), alguns foram narrados por outros personagens principalmente pelo Noah e foi uma delícia poder saber o que se passava pela cabeça dele, suas dúvidas, suas descobertas ... E tudo ficou com aquele gostinho de quero mais. Foi estasiante quando descobri que o próximo livro chamado Singular vai nos trazer mais a fundo a realidade do personagem (A Thati disse que ano que vem ele sai com certeza por alguma editora, vamos torcer aqui pra que venha logo).

Por fim quero parabenizar nossa querida autora pela coragem de levantar essa e tantas outras bandeiras por aqui. Infelizmente muita gente não conhece e muitas vezes nem dá o espaço de conhecer outras pessoas e outras realidades; Preferem fingir que elas não existem sem ao menos procurar ter empatia pelo próximo. No final acho você não é obrigado a aceitar nada, mas respeitar é o mínimo que qualquer ser humano tem que fazer, só assim, talvez a nossa sociedade possa ir pra frente e tentar resolver tanta coisa tão mais importante do que questões de como o outro é, ou como ele se sente.
No final vou aqui me mostrar um pouquinho com a Thati que é verdadeiramente um doce de pessoa, daquelas que você quer ser amiga e levar pra todo lugar, sem falar da profissional sem precedentes que ela é. Já estou louca pelos outros livros com certeza.



You May Also Like

0 comments