[Resenha] A Queda dos Anjos

by - março 09, 2018

A Queda dos Anjos
Autora: Susan E E 
Publicação: Verus Editora

"- Eu gostaria de saber o que vai te matar mais rápido: A lealdade ou a teimosia.

- Nenhuma das duas coisas se você me ajudar.

- E por que eu faria isso?

- Eu salvei sua vida. Duas Vezes. Você me deve uma. Em algumas sociedades, você seria meu escravo pra sempre.
"


Comecei janeiro cumprindo minha promessa pra 2018 viu? Li A Queda dos Anjos que estava encalhadinho a um tempo na minha estante. Como estou em fase de mudança e todos meus livros já se foram, os demais livrinhos infelizmente vão ter que esperar um pouco até eu desempacotar tudo e conseguir arrumar a parte do escritório por lá. Mas vamos parar de explicações e partir pro que interessa!
Primeiro acho legal dizer que eu nunca tinha lido nada da Susan E E, inclusive não sei dizer se a autora tem outros livros fora a trilogia Angelfall publicado no Brasil, mas fiquei imensamente feliz em saber que o terceiro livro foi recém lançado por aqui pela Verus Editora e eu já estou louca pra saber o desfecho dessa história. É importante frisar que o gênero é distopia, porém existe aqui uma pontada de ficção científica também.

Sabe o apocalipse? Não a novela da Record, mas aquele da bíblia em que acontecem pragas, mortes, os seres humanos são dizimados e tal? É isso ai que você pode esperar. Estamos no 3º mês após o apocalipse,a terra está o caos. Quem não morreu nos desastres que vieram antes, estão escondidos em abrigos, ou entraram para o mundo das gangues. Cada um sobrevive como pode e coisas muito estranhas e antinaturais estão acontecendo. Quem está "controlando" tudo? Os anjos. Mas não pense que os anjos são bons e estão aqui para proteger os humanos. Religião não existe mais, ninguém foi "salvo", por todo lado os anjos dizimam pessoas e espalham a destruição por onde passam, deixando vivo ou inteiro apenas aquilo que desejam utilizar para o seu bel-prazer.

A narrativa vai se passar na cidade de São Francisco, Penryn apenas uma adolescente, parou de se preocupar com o que uma menina precisa ser, para se tornar a adulta da casa. Agora ela é a responsável pela sua irmãnzinha Paige deficiente de ambas as pernas desde um acidente na infância e pela sua mãe esquizofrênica, que como se não bastasse a falta de remédios, tem certeza que seus devaneios mais loucos viraram realidade, coisa que Penryn não discorda mais. Abandonadas pelo pai a muitos anos e sem condições de permanecerem no apartamento em que vivem cercadas pelas novas gangues, as 3 precisam fugir para um novo abrigo e procurar novos mantimentos. Mas como fazer isso se durante o dia as gangues imperam e a noite os anjos destroem tudo o que veem pela frete? Elas tem um plano que tem tudo pra dar certo. Em poucos minutos entre o dia e a noite, precisam escapar, e o mais rápido que puderem. Porém, o que mais temiam acontece: Uma comitiva de anjos se aproxima repentinamente. Mas eles não estão atacando os humanos, estão se atacando. Enquanto o lindo anjo de asas brancas está sendo atacado, Penryn num reflexo tenta o proteger. O que ela não esperava é que por vingança, os outros anjos levariam Paige cativa. Sem alternativas, a única forma de voltar a ver a pequena Paige, é convencer o anjo caído a leva-la diretamente até a toca do inimigo.

Essa aventura vai se estender durante 3 livros como sabemos, mas pelo que li até agora percebi que cada livro é muito fechadinho. Ele tem seu objetivo geral alcançado no final do livro, deixando a imaginação da autora livre pra criar no próximo volume. A edição mesmo simples está impecável. Diagramação ótima, bem espaçada, fora a narrativa que é bem fluida, da pra ler bem rapidinho e sem drama. Pra um primeiro contato com a autora eu amei o desenvolvimento que ela deu aos personagens e toda a trama política que existe por trás dos anjos.

Vamos ter romance aqui? Vamosss! Mas sinto que na maior parte do livro ele fica mais em segundo plano do que se desenvolvendo em si, inclusive no final tive um pequeno susto ao perceber que o relacionamento estava bem firmado, já que não tinha percebido isso kkk. Raffe, o anjo caído, é um guerreiro leal e obediente, e como tal respeita regras como se sua vida dependesse disso. Portanto pra ele se envolver com uma humana, uma raça inferior e bem sem graça comparado ao mundo dos anjos, além de ser proibido para um ser celestial, na sua visão é algo totalmente dispensável. Até que ele se vê simpatizando com a humana que o resgatou e depois se apegando a ela de certa forma, apesar da Penryn ter pensamentos bem engraçados sobre isso, como se o Raffe sentisse algo por ela como você sente carinho por um bichinho de estimação kkk. Então não é um romance a la beijos e abraços, os dois personagens tem um foco, e o objetivo é esse, eles não vão desistir até conseguir.

O pano de fundo da história foi até uma certa surpresa pra mim. A Susan não entrega tudo de bandeja e o Raffe por ser muito fechado também não é de comentar, quando vamos chegando no fim do livro e juntando as peças, fique surpresa. Tudo bem que não é o melhor e maior segredo possível, é até bem previsível, mas eu não vi aquilo chegando. É muito legal ver como tudo isso se desenvolve na cabeça de um anjo principalmente pelo histórico bíblico. Ela casou tudo muito bem. Como vocês já devem ter percebido, eu já li o livro 2 e aguardo ansiosamente o desfecho, tenho certeza que mais segredos serão descobertos por aí. Se você já superou aquela fase ressacada de histórias de anjos, essa aqui é um bom início para novos mundos.

You May Also Like

0 comments