Bienal do Livro 2019 (Rio de Janeiro)

by - setembro 12, 2019



Eu sei que dei uma sumida bem grande por aqui, até devido ao início da minha segunda faculdade, trabalho, e a vida de casada kkk. Mas não poderia NUNCA deixar de compartilhar com vocês o que foi essa experiencia única de sair de Recife e ir até o Rio, só pra imergir na feira, durante quatro dias.
Infelizmente não tive férias, então conversando aqui na empresa, consegui apenas a folga no primeiro final de semana da Bienal. Cheguei no evento na Sexta (30.08) e aproveitei até as 22:00H da segunda (02.09).

Organização:

Acho que todo mundo ficou meio perdido nos 2 primeiros dias, já que a entrada esse ano, foi feita de uma maneira nova. Mas, apesar de ter um pouco de dificuldade para encontrar a entrada e o local da credencial no primeiro dia, os atendentes, seguranças, o pessoal de apoio do estacionamento, todos, foram extremamente gentis e solícitos comigo. Sempre com um sorriso, um bom dia/boa noite pra me dar. Os pavilhões, apesar de lotados no fim de semana, tinham espaço suficiente pra gente circular com as sacolas, sem problemas. Outra coisa que amei, foram os mapas enormes que tinham nas entradas de cada pavilhão, onde a você conseguia localizar as ruas, as áreas de banheiro, água, e refeição. Foi muito fácil me localizar.

Programação: 

Confesso que não participei ativamente de nenhuma programação nas arenas, porém, algumas semanas antes do evento, a bienal disponibilizou uma lista enorme com todas as programações dos estandes, e foi ai que eu me joguei de costas e com os olhos fechados. Lá no site, tinha a opção de selecionar os eventos que você gostaria de comparecer, e no final, o próprio site gerava uma planilha bonitinha pra gente não deixar nenhum evento de fora, eu achei isso o máximo! Mesmo utilizando essa ferramenta, ainda assim fiz uma própria planilha, onde inclui pessoas que queria ver, autores que queria conhecer e pegar autografo ou dar um abraço, e até meus horários de descanso, porque comer e dar uma pausa, é bem importante.

Segurança:

É certo que em qualquer lugar, qualquer cidade, e qualquer ambiente dentro do Brasil, não dá pra ficar dando bobeira com nenhum item pessoal gente, inclusive dentro dos pavilhões lotados, onde é muito fácil alguém esbarrar em você. Por isso fui com uma bolsa de costas resistente, onde coloquei todo o dinheiro e meus cartões em bolsas, dentro de bolsas, dentro de um bolso interno da mochila. Nada de celular no bolso, nem em local onde uma "mão leve" poderia esbarrar. Sendo assim, não tive nenhum susto ou problema (também não tive conhecimento que alguém teve). Porém, em TODAS as entradas de cada pavilhão, existiam sim seguranças espalhados fazendo uma ronda geral. No estacionamento também encontrei alguns (inclusive um foi super gentil me informando qual o portão estava aberto às 22:00H), e na saída e entrada do evento, também tinham vários seguranças informando a área do UBER, e as saídas para o BRT. Me senti bastante segura.

Preços:

Deixo claro, que só posso opinar sobre o primeiro final de semana viu? kkk, não adianta me perguntar qual editora fez promoção no ultimo dia bienal, pois eu não vou saber. De uma maneira geral, pra mim, que moro em Recife, que muitas vezes pago um valor de frete que é quase compatível ao valor do próprio livro, eu achei MARAVILHOSO! Tinha muita editora com desconto progressivo, com brindes e promoções. Encontrei LANÇAMENTO por 20 reais em editora grande, muito livro bacana em estandes de 10 reais, e eventos (bate-papos) com autores, que valiam tanto a pena, que eu acabei comprando os livros só pra autografar e trazer pra casa um pedacinho do autor. Não gastei mais de 35 reais em cada livro (Inclusive LANÇAMENTO desejado).

Mas daí você pode me perguntar... Como conseguisse sair de Recife para o Rio, tirando todo o dinheiro do próprio bolso, e arcando com todas as despesas? Te digo que foi...

Planejamento:

Aqui em PE tem Bienal sim gente, inclusive, ela acontece apenas 1 mês depois da Bienal do Rio. Se caro pra mim uma bienal local (já que moro distante do Centro de Convenções daqui), imagina uma Bienal em outro estado? Pois bem, mesmo recebendo o nome de louca, vou dizer a vocês exatamente como fiz. 
Assim que a Bienal de 2017 de PE terminou, eu defini na minha vida, que em 2019 EU IRIA PARA AS DUAS FEIRAS, e comecei a juntar meus centavinhos. Sei que juntar dinheiro, é algo muito difícil pra quem é "gente como a gente", que paga despesas da casa, faculdade, alimentação, vestuário, e que as vezes ainda é o provedor de outras pessoas... Por isso eu comecei aos poucos. Primeiro eu defini um valor que eu gostaria de levar a bienal para gastar DENTRO do evento, e sendo assim, todo mês, o valor que me sobrava (seja ele 40  ou 100 reais), eu guardava em uma poupança que eu não mexia. Juntei que eu nem percebi. Quando alcancei a meta, eu continuei juntando, e esse dinheiro foi separado para coisas que eu ia precisar utilizar na viagem, como uma boa mochila, mala de viagem, um carregador portátil, e outros pormenores que eu fui anotando num caderninho e dando baixa quando adquiria. Comprado tudo, e faltando 1 ano para a Bienal, eu comprei as passagens aéreas, o despacho da mala, e dividi tudo no cartão. Minha única preocupação esse ano, foi pagar a estadia onde eu ficaria hospedada com algumas amigas. Sendo assim, em Agosto, eu não tinha mais nada a pagar, e só curti a viagem. Lógico que acabei levando uma reserva para casos de emergência, mas digo a vocês, que fui tranquila.

E valeu a pena?

Ô se valeu gente! Tanto que eu chorei, ri, encontrei pessoas que só conhecia pela internet, reencontrei pessoas amadas, e vivi experiencias maravilhosas! Me joguei naquele carpete sujo (de tanta gente pisar o dia inteiro), gargalhei de rolar no chão, e principalmente, compartilhei esse amor pelos livros, pela literatura, com um montão de gente que é tão ou mais louco do que eu. Gente que veio de Roraima, de Natal, da Bahia, DF... E tantos outros lugares que eu se quer conheci. Foi uma experiência que me fez lavar a alma sabe? Voltei pra casa sendo mais eu, me conhecendo e sabendo que sou sim capaz de correr atrás dos meus sonhos, mesmo que me chamem de louca kkk. A bienal é um local com tanto amor gente, tanto respeito! Pessoas que muitas vezes tem gostos literários tão diferentes, mas que se respeitam tanto sabe? É logico que teve a tentativa de censura, que vi algo por parte de algum autor que me chateou, mas no geral, referente a Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro em si, eu não tenho nada do que reclamar! Só elogios!! Fica aqui meu agradecimento a própria bienal, que me forneceu a credencial, e acreditou nesse meu sonho. Ao meu esposo que não mediu esforços pra que eu corresse atrás daquilo que amo, a todas as minhas amigas literárias, novas ou antigas, que foram de partes distintas do Brasil, pra gente se encontrar lá e fazer aquela festa!
Enfim gente, viva a essa pluralidade linda, ao evento em que os sotaques se misturam, onde as etnias não importam, e onde o amor prevalece. Ainda estou processando essa experiencia linda, mas já adianto que em 2021, quero voltar de novo!! Deixo aqui, alguns cliques!































Muito obrigada Bienal do Rio, por eternizar todos esse momentos!

You May Also Like

0 comments