[Resenha] A Ultima Música

by - outubro 15, 2018

A Ultima Música
Autor: Nicholas Sparks
Publicação: Editora Novo Conceito

"- Papai, posso perguntar uma coisa?
- O que quiser.
- Por que você disse que acreditava em mim? -
De perfil, dava para ver tanto a moça que ela estava se tornando, quanto a garotinha que um dia fora.
- Porque confio em você.
- Foi por isso que fez uma parede para esconder o piano? Quando entrei, não tinha como não notar.
Steve balançou a cabeça.
- Não. Fiz isso porque te amo.
Ronnie deu um breve sorriso, hesitando antes de se sentar ao lado dele. Os dois ficaram observando as ondas quebrarem na praia de forma ritmada. A mare alta começaria logo, e metade da praia já havia sido encoberta." 

Mais um livro sendo resenhado depois da febre de leitura... Mas vocês já estão acostumados com as minhas incosntancias não é? kkk Nicholas Sparks é um dos autores mais famosos no gênero de romance romantico, mas também é aquele autor que não brinca na hora de sambar em cima dos nossos sentimentos kkk, por isso sempre dou pausas pra ler qualquer livro dele, preciso sempre estar com o psicológico bem pra receber as pancadas que a leitura vai me dar kkk.
Meu sentimento ao ler A Ultima Música, foi além do que senti nos outros livros do autor, ele vai além de amor entre duas pessoas, envolve família, passado, presente e futuro. Trás as consequências de situações, e a capacidade que temos de perdoar e nos reinventarmos todos os dias. Assim que tirei o livro da minha estante eu tinha a certeza que seria mais um romance adolescente, mas terminei a leitura com uma percepção bem diferente. E antes que você me pergunte, não, eu não havia visto o filme antes de ter feito a leitura.
Ronnie é apenas uma adolescente de 17 anos que carrega a marca do que aconteceu a 3 anos atrás: O fim do casamento dos seus pais. Desde então ela precisou se descobrir novamente, mas com a rebeldia adolescente chamando, as escolhas feitas acabaram não sendo a melhores. Já no inicio do livro, sabemos que algo está pra mudar, Ronnie e seu irmão Jonah vão passar as férias de verão com o pai pela primeira vez nesses 3 anos, tempo que Ronnie não troca uma palavra com ele. Como se não bastasse essa carga, sabemos logo no inicio que outra coisa também foi silenciada por 3 anos, a paixão que Ronnie tinha pela música, o talento que ela herdou do seu pai, Steve. Desde então ela não toca, apenas culpa a música pela partida do pai, por ter desfeito tudo o que ela acreditava. As férias de verão na praia de Wrightsville, Carolina do Norte, tem tudo pra ser o conflito que Ronnie pensa não estar preparada.

O ambientação do livro é mágica, eu verdadeiramente me senti dentro da narrativa, com as praias, os parques, as docas, sentia o vento batendo no meu rosto e a areia embaixo dos meus pés, esse é um talento típico do tio Nick, mas como já disse, a história tem mais. É ai que entra Will, um rapaz que é tudo o que a antiga Ronnie se interessaria, e por isso, tudo que a atual faz esforço pra não dar espaço. Will é um rapaz tranquilo, honesto, que preza pelo certo e não julga pela aparência; e algo em Ronnie é tentador demais pra deixar que ela escape assim. É ai que começa o inicio de uma amizade adolescente, onde eles vão encontrando similaridades e se descobrindo, construindo um relacionamento mais maduro. Como disse, eles são praticamente adolescentes gente kkk então se você é mais velhinho como eu: Não julgue kkk. A história desses dois só começa aí, mas cada um carrega uma carga maior do que conseguem, e com a ajuda um do outro o relacionamento vai se firmando.

É muito difícil dizer os aspectos principais desse livro sem dar spoiler, então acredite quando digo que é uma história de recomeços, tanto pessoais, como familiares. Vai ter muito segredo, descobertas, aprendizado e por fim a reflexão do que é mais importante na vida, seja pessoal ou profissional. É um livro pra ensinar mesmo sabe? O desenvolvimento dele é muito bonito e muitas vezes faz a gente sentir apertos no coração, por isso minha edição está toda marcada com flags. Com certeza é um livro que vale muito a pena pra ler, um 5 estrelinhas e favoritado, não pelo autor, mas pela história em sua essência. Depois da leitura, claramente corri pra assistir ao filme kkk e achei uma adaptação muito fiel e igualmente linda. Pretendo revisitar a história sempre que possível. Se você assim como eu, está empoeirando o livro na estante, tá aqui uma dica: A Ultima Música vai ser uma ótima próxima leitura.

"A vida, entendeu, era bem parecida com uma música. No começo, há mistério, e no final, confirmação, mas é no meio que reside a emoção e faz com que a coisa toda valha a pena."

You May Also Like

0 comments