[Resenha] Treze
Autora: FML Pepper
Publicação:Galera Record
Páginas: 406
"Como, em questão de segundos, sua vida muda da felicidade extrema para o mais absoluto pavor?"
Somos influenciados a acreditar em tudo que os nossos pais falam? Nós, seres humanos racionais, acreditamos muitas vezes só no que enxergamos na superfície? Sim, essa é a resposta para as duas perguntas, esse, é o questionamento que fazemos várias vezes durante a leitura, e é o que a FML Pepper faz a gente refletir durante as 406 páginas, num romance recheado de aventuras, e alguns toques sobrenaturais.
Somos influenciados a acreditar em tudo que os nossos pais falam? Nós, seres humanos racionais, acreditamos muitas vezes só no que enxergamos na superfície? Sim, essa é a resposta para as duas perguntas, esse, é o questionamento que fazemos várias vezes durante a leitura, e é o que a FML Pepper faz a gente refletir durante as 406 páginas, num romance recheado de aventuras, e alguns toques sobrenaturais.
Rebeca foi criada e condicionada a não acreditar em nada e nem em ninguém. Fé, é algo que não existe em seu vocabulário, seja ela em um ser supremo, ou nas próprias pessoas, já que todos agem conforme seus próprios escrúpulos. Foi assim que Dona Isra ensinou, afinal, qual mãe que tem amor pela filha, ensinaria algo errado? É lógico que se fomos levar esse conceito adiante, teremos que relevar o fato que as duas são ladras, e das melhores. Enquanto Isra tem boa lábia, Rebeca se mostra como a melhor Hacker que a Polícia Federal teve o azar de encontrar pelo caminho. E esse... Esse será o melhor golpe que elas vão dar na vida! Depois dele, uma nova identidade e novas possibilidades estarão abertas, a pobreza nunca mais baterá na porta.
É nesse clima de comemoração que Suzy, a melhor e única amiga de Rebeca, decide que as duas precisam de uma boa despedida, já que, essa será a ultima noite de Rebeca no Rio de Janeiro. Mas, se alguém sacode bem no seu nariz a possibilidade de saber sobre o seu futuro, você agarra, ou sai correndo? Suzy acredita em destino, em Deus, nas escolhas, e no sobrenatural, e mesmo sendo o total oposto da amiga, esses laços que elas cultivam, é que as levam até um Parque decrépito, a uma tenda amarela, e diretamente ao caminho da Madame Nadeje e das suas surpreendentes previsões, que vão circular basicamente ao redor de um único número: TREZE, mesmo que Rebeca não acredite em nenhuma vírgula.
Em contrapartida, temos Karl, o mais brilhante e jovem lutador de MMA. Ele está no auge, com o futuro garantido através do esporte, mas um erro, uma má decisão, um impulso, quase custou a sua vida. Agora ele precisa encarar as consequências e tentar continuar vivendo, pelo bem da família, pelo bem da delicada saúde da sua mãe. São esses jovens que precisaram descer até o inferno e voltar, que vão protagonizar esse romance, e te digo, não vai ser fácil contrariar as próprias convicções.
Esse é o tipo de livro em que os personagens vão sendo construídos e revelados pra gente aos poucos, não dá pra dizer que a gente já espera pelo próximo passo, pela próxima cena... Porque nada segue conforme o roteiro que a gente mesmo cria. Mas não podia ser diferente não é gente? É um livro da Pepper, e ela consegue pensar em cenários alternativos e maravilhosos que se transformam num só virar de páginas.
A história vai ser ambientada basicamente em Minas Gerais, e é quase toda narrada através da visão da Rebeca, o que pode até nos tirar do sério algumas vezes, devido a convicção dela nos números, e de seguir cegamente aquilo que acredita sem ao menos questionar, mesmo quando nitidamente, suas decisões são contrárias ao que ela sente. Mas é muito legal ver a evolução dos personagens, ver o Karl se transformar em um homem que encara as consequências, que se arrisca pelo outro, que se doa... A Rebeca já demora um pouco mais pra se mostrar pra gente, mas entendemos que se deve a questão dos fundamentos em que ela foi ensinada, mas o desenrolar... É lindo, as vezes angustiante, mas lindo demais, do tipo que faz a gente sofrer, torcer e se apaixonar junto com os personagens.
É um livro que com certeza se enquadra no quesito de grata surpresa pra mim, o enredo prende demais, e faz o leitor mergulhar a fundo na história. A gente se conecta com os personagens mesmo se querer, inclusive, afirmo que o Karl vai ser meu crush por uns meses, vai ser difícil desbancá-lo. O livro se mostrou interessante pra mim, foi de rápida leitura.
Acredito que o que mais me surpreendeu na narrativa, foi ficar cara a cara com os dramas pessoais dos personagens, ver que, mesmo num romance fictício, os protagonistas tem sim lições a nos passar, como o fato de encarar seus medos, de quebrar os padrões que eles mesmos se impõe, de se reinventar, se reconstruir e se reestruturar independente de quantas vezes a vida possa vir e te dar uma rasteira. É um livro que com certeza vou adquirir em formato físico, que vou marcar quotes, que vou recordar. Fica aqui a recomendação dessa obra incrível! Lendo, não fica dúvidas do motivo dele ter sido um dos livros mais vendidos na Bienal do ano passado.
0 comments