[RESENHA] O Beijo da Morte

by - agosto 10, 2018

O Beijo da Morte
Autora: Judie Castilho
Publicação: Editora Chiado

"Desde que cruzei com você naquela bendita escada, a incoerência tem sido meu maior atributo. Queria que houvesse um jeito de ficarmos juntos, mas não há. Queria te tirar da minha cabeça, mas não consigo. Queria me impedir de ficar te seduzindo, mas não sou capaz... Veja, a incoerência me persegue. Então, só me prometa que vai tentar, tentar ser feliz... apesar deu existir."

Esse livro é tão bom, tão complexo, que fica até difícil conseguir escrever algo que chegue aos pés do que foi a experiencia de ler essa história. Já comecei a escrever essa "resenha" várias vezes, mas parece que sempre tem algo incompleto. Então vamos lá ao enredo dessa aventura.

Imaginem comigo a Galáxia, onde mundos totalmente desconhecidos pra nós existem e convivem "harmoniosamente". São 16 planetas e eles compõe a União Universal (UniUni). Como esperado, as raças dos planetas são diferentes entre si, porém todas possuem poderes. Esses poderes podem aparecer em determinada raça com um nível mais alto de desenvoltura e mais baixo em outra, ou até ser totalmente nulo em uma terceira, porém todas possuem o seu diferencial. O que me chamou mais a atenção, é que nossos protagonistas são em maioria adolescentes, se descobrindo, descobrindo seus poderes, aprendendo a lidar com eles, com a vida e com o que o que a sociedade espera de cada um. Somos apresentados a uma gama de personagens complexos e únicos, porém o foco fica nos protagonistas: Violet, Haysla, Keynel, Donank, Lohan e o apaixonante professor Benjamin. Cada personagem pertence a uma raça distinta e é super legal ver a interação entre eles. Entre todos, se destacam Violet e Haysla. Violet é filha do Presidente da União Universal, é mestiça entre duas raças: A Terráquea e a Ordeana, tendo uma mãe da terra e seu pai Ordeano. Haysla é quase um tipo de irmã adotiva para Violet, pois seus pais não tiveram filhos, e ela também é uma mistura entre terráquea e ordeana. Infelizmente Haysla perdeu seu pai ainda criança, e pela proximidade familiar, foi impossível as duas não se tornarem grandes amigas.


O enredo já começa na ação! Logo de cara, no primeiro capítulo, percebemos que algo não vai nada bem. Ao que parece alguém está planejando uma invasão, mas onde? Quando? Não sabemos. Me lembrou muito Star Trek e Star Wars com naves, planejamentos e ataques, então já comecei a me animar daí. Só ai descobrimos que existem mais raças, essas são chamadas de "Gafanhotos" já que elas fazem parte da mesma galáxia, mas decidiram não se unir a União Universal por motivos próprios e que talvez, elas não sejam tão tranquilas assim. A denominação "Gafanhoto" entra como algo exótico, já que a UniUni nunca conseguiu catalogar esses povos, e a aparecia de alguns é totalmente desconhecida.

Esse será o primeiro ano das meninas na Academia Fantila, a mais importante da galáxia. Não é todo mundo que tem o privilégio de estudar lá, e isso deixa as duas super animadas, afinal, é o primeiro ano delas fora da terra e morando com o pai de Violet. Ai entra o fabuloso professor Benjamin, ele é lindo, inteligente, e acima de tudo um Klyso, a raça mais PODEROSA de todos os planetas, eles podem fazer absolutamente tudo com perfeição, inclusive até a saliva deles faz maravilhas a quem prova, por causa de uma substancia chamada Ekliefina, então imagina um beijo de um Klyso? É lógico que a paixão a primeira vista de Violet só poderia ser por ele, afinal, que garota rebelde pode resistir a uma paixão avassaladora pelo seu professor gato? Porém, as coisas complicam ainda mais, quando ela descobre que, entre tantas meninas na escola, ela é uma das poucas em que a Ekliefina em vez de trazer bem estar, se torna um veneno na sua corrente sanguínea. Tenso hem?

Em meio a esse enredo de paixão adolescente, descobertas e aprendizados, aquela nuvem escura de conspiração política sempre está por trás, e como protagonistas, as meninas estão ligadas diretamente ao presidente da UniUni, logo, é impossível que elas não tomem conhecimento dos perigos em que a União Universal está correndo. Essa turma vai ter que enfrentar coisas que nenhum deles imaginou... Ataques começam a acontecer inexplicavelmente ... E qualquer um pode ser o traidor.

Eu fico aqui pensando o quanto deve ter sido complexo pra autora criar essa galáxia totalmente diferente. A pesquisa com certeza foi minuciosa, e a imaginação voou solta. Cada personagem é um ser único de uma raça única, eles tem sentimentos diferentes, características, costumes e histórias peculiares, fora o sistema de governo, de segurança... Tudo se encaixa perfeitamente como algo que verdadeiramente existisse, até a ameaça dos povos desconhecidos são muito palpáveis, com certeza criar só o cenário deve ter dado um trabalhão. Fiquei muito animada ao ler o livro e me deparar com uma cultura tão diferente das coisas que a gente está acostumada, principalmente por não ter nenhuma cena na terra; é incrível se imaginar nas descrições de locais maravilhosos que a autora insere na narrativa (queria muito que fossem reais). Como esse é apenas o 1° livro de uma trilogia ou série, o final tende a ficar em aberto, porém, o 2º livro já está devidamente publicado no site da amazon, e nesse momento está custando R$ 11,50 (o preço vale, pois o livro é grandinho).

Se você procura uma história bem diferentona, com um cenário diferente, e com personagens se descobrindo, fica aqui a minha recomendação de uma baita historia. Não sei se deu pra ser muito clara quanto a trama do livro, mas em minha defesa digo que é muito complicado falar tudo em poucas palavras, sem dar spoilers e não estragar a leitura de vocês. Só posso dizer que amei muito descobrir uma nova realidade, e que a escrita da Judie é super tranquila, você viaja e perde a noção do tempo sem se dar conta.

Você pode encontrar o livro nas versões física e digital, os links seguem abaixo:

Ed. Física (Saraiva)
Ed. Digital (Amazon)
À Sombra do Perigo (Ed. Digital - Amazon)

You May Also Like

0 comments