[Resenha] Rude

by - fevereiro 11, 2019

RUDE
Autora: Evy Maciel
Publicação: Editora Pandorga

"Tudo desmoronou tão depressa, como um efeito dominó. Mas, apesar de ter desejado a morta, nunca tive coragem de por fim a minha vida. Eu podia continuar dia após dia, com o coração batendo, o organismo funcionando, mas, ainda assim, sem viver. Foi o que fiz e estava indo bem. Volta e meia eu dissimulava um sorriso, fazia alguma piada, tentava ser cordial com as pessoas, mas era como se eu tivesse programado para aquelas ações. Tudo passou a ser uma tarefa a ser cumprida, por obrigação, não por espontaneidade.
Eu, Honey Marshall, não tinha mais nenhuma perspectiva de futuro. Quando ele entrou naquele bar e meu olhar encontrou o dele, algo dentro de mim despertou. Não sabia dizer o que era, porque nunca havia me sentido daquele jeito. Estranho, bizarro, improvável, possivelmente um delírio da minha cabeça, eu não sei o que aconteceu, mas foi como se meu coração estivesse apagado e de repente um botãozinho o acedesse."

Em Dezembro de 2018 eu estava bem frustrada com as minhas leituras, tinha feito uma retrospectiva aqui do blog, das leituras, e vi que muita coisa que queria fazer, acabei deixando passar. Minha meta de 50 livros ainda faltava muito pra ser alcançada, estava demorando dias e dias com uma leitura simples, e tudo estava meio sem sentido, tanto que eu tinha decidido que não ia mais ler nada no restante do ano, até pra não me frustrar mais. Já era 23 de Dezembro, eu tinha certeza que não ia conseguir fazer mais nada no ano relacionado a leituras. Mas daí, numa das arrumações de fim de ano, eu acabei tirando RUDE da prateleira. Olhei a sinopse, dei uma folheada, e quando percebi, já tinha lido quase 100 páginas no mesmo dia kkk, RUDE foi praticamente a salvação da minha ressaca de fim de ano.


É um pouco complexo contar a história toda sem entregar demais ou de menos, mas vou fazer o máximo pra não dar spoiles, principalmente por ser um livro que eu gostei muito, e eu sempre tenho dificuldade em escrever sobre os livros que amo. Mas vamos lá!

Honey Marshall está sozinha no mundo. A pouco tempo a mãe, única pessoa que tinha como família, foi levada dela pelo câncer, deixando apenas a pequena casa que as duas moravam no subúrbio da cidade. Sem dinheiro pra manter a faculdade e se manter, Honey precisa largar tudo e começar a se virar como única garçonete num bar noturno repleto dos mais variados tipos de homens. Pra todas as pessoas da cidade, Honey estava bem, tinha superado a perda da mãe; mas, ninguém notava que o sorriso já não chegava aos olhos, que ela não fazia mais questão de ir pra frente, que havia se acomodado na vida regrada que se impôs, que não tinha mais a vontade de antes de viver. A família da mãe tinha virado as costas a anos, e o pai? Esse ela também não tinha o menor interesse em saber quem era, tudo estava estagnado demais pra mudar. Só que algo atingiu ela diretamente quando um estranho arrogante adentrou pelas portas daquele bar, um homem com uma flor de Lótus marcada no pescoço.

A atração dos dois é palpável demais, e Honey não tem nada de inocente, ela sempre faz o que tem vontade, não se importa mais com as consequências. Quando o estranho homem se oferece para leva-la em casa depois do turno no bar, nada a impede de convida-lo para passar a noite, um completo desconhecido que pode muito bem ser um lobo em pele de cordeiro. Mas ela não se importa, ela só quer uma noite divertida com o estranho que chamou atenção, que mexeu com seu corpo, e quando no outro dia uma detetive bate na sua porta dizendo que ela pode ser a próxima vítima de um serial Killer, que dorme com as mulheres antes de matá-las, Honey percebe que está muito, muito ferrada. 
E por mais que o suposto assassino tenha mexido com ela, muita coisa precisa ser explicada.

5 mulheres assassinadas, e todas elas foram encontro de apenas uma noite, sexo por sexo, mulheres escolhidas por acaso em um bar, mulheres que não reclamaram ao saber que era só uma vez, uma única noite, mas que assombravam sua mente por todos esses anos. A polícia já esteve no pé dele, já investigou, já fez perguntas, afinal ele é um homem grande e cheio de segredos. Mas ninguém tem provas, ninguém pode acusa-lo desses assassinatos; então, enquanto ele puder, e a Harley Davidson aguentar, umas mudas de roupa na bolsa e a estrada, serão a sua casa.

Esse livro no inicio é um grande ponto de interrogação, você não sabe quem está mentindo, os personagens não contam muito do seu passado, o que sempre da margem pra gente desconfiar de tudo. Os personagens são explosivos, briguentos, eles estão sempre se chocando, dando cabeçadas, até alguém ceder e começar a contar a verdade... o passado, e assim as peças começam a se juntar, se conectar. É como se fossem 2 histórias em uma só, enquanto RUDE e Honey tentam se entender, tem sempre algo na espreita, uma outra história sendo desenvolvida, conspirações e armadilhas sendo montadas ao redor deles, é uma caçada, uma fuga. Ao mesmo tempo em que se descobrem, eles também precisam se esconder, é o tipo de livro intenso, com ritmo frenético. Você sente que não pode parar, não pode deixar os detalhes escaparem, então você mergulha e só espera o que a Evy tem pra te dizer.

RUDE foi com certeza o melhor livro que eu li em 2018, sem sombra de dúvidas. 349 páginas voaram sem que eu percebesse, eu praticamente deixei várias coisas de lado pra só me agarrar a ele, e olha, não me arrependo não.  O livro é dividido em partes, e essas partes dão características do que vai ser abordado na história. Dentro dessas partes a narrativa vai sendo dividida entre os personagens, cada um nos conta o que sente, o que acha, o que pensa. Um aspecto até meio sombrio, mas ao mesmo tempo muito perspicaz, são as entradas dos capítulos, todos eles tem frases famosas de Serial Killers,e eu pirei quando percebi isso, deu um toque de realidade e drama necessários ao livro, foi uma sacada genial, da pra ver que a Evy pesquisou muito pra escrever o livro, consultou gente da área e fez um excelente trabalho. Não é pra menos que eu tenha devorado tudo em apenas 2 dias, mesmo sendo época de natal.

Fica aqui um livro SUPER recomendado por mim, apesar de já conhecer a escrita e outros livros da Evy Maciel, eu fiquei totalmente apaixonada e entregue a essa história. A Editora Pandorga acertou em cheio quando decidiu publicar esse livro, e eu espero ansiosamente pela história de uma das personagens que conheci aqui (Evy, por favor, nunca te pedi nada). Caso você se interesse e queira adquirir o livro, vou deixar os links mais abaixo.


"- Eu vou desnudar você e vou me despir pra você. Não haverá nada sobre mim que você não saberá e você fará o mesmo, porque agora sou tudo o que você tem e você é tudo o que eu tenho, Honey Marshall.
Intenso demais, cedo demais...
Tarde demais."


You May Also Like

0 comments